top of page
  • Foto do escritorJardson Souza

Já pensou em adquirir uma franquia?

Atualizado: 29 de nov. de 2019


Muitos brasileiros tem o sonho de montar seu próprio negócio, mas não sabem ao certo onde investir, e acabam optando em adquirir franquias que já tem uma marca consolidada no mercado.

Partindo desse princípio o presente texto tem por objetivo demonstrar os processos que ocorrem até a definitiva efetivação da marca franqueada.

A priori torna-se oportuno entender o sistema de franqueamento. Através de contrato o franqueador que nesse caso deve ser pessoa jurídica permite ao franqueado a utilização da sua marca. O franqueador recebe do franqueado uma remuneração pela a concessão do direito de uso deste sistema. Após o pagamento do valor estipulado pelo franqueador o franqueado estará apto a comercializar os produtos e serviços, porém o mesmo deve estar atento a exigências do franqueador para manter o padrão do negócio.

O modelo de franquia já foi testado e apresenta um risco menor para o empresário dado que o franqueador dará suporte na abertura do negócio da empresa. Os franqueadores fazem um estudo para verificar o ponto onde deverá ser constituído o negócio, além de realizar treinamentos que são dados para a gestão do negócio.

Mas como saber qual franquia escolher?

Dado as diversas possibilidades apresentada pelo o mercado. Em primeiro lugar o franqueado deve estar atento ao prazo de contrato oferecido pela a franquia que se

pretende franquia, pois o mesmo deve verificar se o prazo oferecido será suficiente para ter o retorno do investimento.

Outro ponto a ser observado e a questão do know-how, ou seja, o franqueado deve ter a certeza que o modelo de negócio que pretende franquiar realmente foi testado no mercado pelo o franqueador e se durante o período de teste houve um ponto de equilíbrio.

Torna-se oportuno evidenciar ainda que o franqueador deve dá treinamento para seus franqueados. Além disso devem estes disponibilizar manuais que facilitem o entendimento da franquia no dia a dia por parte do empreendedor.

O franqueado deve estar ciente que deverá arcar com o pagamento de taxas, como o royalties e a contribuição do fundo de propaganda. O franqueado deve manter o padrão exigido.

Por ultimo análise a sua capacidade de investimento e selecione algumas franquias para se aprofundar, estabeleça comparações entre as franquias que tem interesse.


Ângela Thais

Contadora

Keepcont Contabilidade Estratégica

 

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

FGTS agora é DIGITAL

O FGTS Digital é uma nova plataforma de arrecadação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) que traz importantes mudanças para empre

Comentários


bottom of page