top of page
  • Foto do escritorJardson Souza

Já definiu seu Pro- labore?


Empresário, já precisou comprovar renda por algum motivo e não conseguiu? . Esse problema é mais comum do que se imagina, na vida de empreendedor, estamos acostumados a remunerar nossos funcionários, prestadores de serviço, mas nunca lembramos dos donos da empresa.

Parte do problema está em achar que o salário do empreendedor é o lucro, quando na verdade o lucro é o retorno do investimento feito la no início da empresa. O "salário" do empresário é seu pro labore, um valor recebido mensalmente da empresa pelo trabalho que é desempenhado. Esse pro labore deve ser definido baseado na média de quanto receberia um profissional para exercer as funções que o dono cumpre dentro da empresa.

Sob o valor do pro labore são recolhidos os tributos devidos dependendo do valor haverá INSS, IRRF... Com esse valor formalizado é possível fazer uma declaração que tem valor de comprovante de renda, e assim evitar o stress de não conseguir comprovar renda para suas despesas pessoais. Alem dos benefícios que já foram falados, é bom lembar que com um pro labore definido as finanças da empresa ficam mais organizadas, e se evita retiradas aleatórias do caixa.

Jardson de Souza

Contador

Keepcont Contabilidade Estratégica

 

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

FGTS agora é DIGITAL

O FGTS Digital é uma nova plataforma de arrecadação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) que traz importantes mudanças para empre

Comments


bottom of page